.:: Computação & Concursos ::.

Sua referência em concursos públicos na área de computação.

Questões – TRE-MG

Cargo: Analista Judiciário – Especialidade Análise de Sistemas

40. Analise o conjunto de definições abaixo:
−  Um padrão desenvolvido para prover informações em forma de diretório de negócios e Web Services;
−  Uma especificação técnica para descrever, descobrir e integrar Web Services;
−  Um modo dinâmico para descobrir a localização de um serviço web;
−  Uma parte crítica da pilha de protocolos Web Services, habilitando os usuários dos serviços a publicarem e descobrirem esses serviços.

Esse conjunto de definições se refere ao protocolo Web Service denominado
(A) WSDL.
(B) SOAP.
(C) UDDI.
(D) HTML.
(E) HTTP.

Comentários: Questão relativa a um dos ‘componentes’ do padrão WebServices definido pela W3C. Vamos às definições de cada alternativa então:

WSDL – Web Service Description Language: É um documento XML usado para descrever o Web Service. ele é o responsável por descrever a localização de cada serviço e as operações( ou métodos ) que o Web Service em questão possui, juntamente com os parâmetros para cada operação e suas opção de retorno de dados. Segundo a WSCHOOLS, o WSDL ainda não é considerado um padrão da W3C.

SOAP – Simple Object Access Protocol: O SOAP é um protocolo bastante simples de comunicação que permite que diferentes aplicações possam interagir entre si trocando informações via documentos XML através do protocolo HTTP. Devido ao fato de ser definido como um documento XML, este protocolo se torna independente de plataforma e de linguegens de desenvolvimento, tornando seu uso bastante extenso entre praticamente qualquer aplicação que venha a acessar a internet.

UDDI – Universal Description, Discovery and Integration: O UDDI se caracteriza por ser um serviço de diretórios onde pode-se buscar informações a respeito de Web Services. Ele utiliza a WSDL para descrever as informações que ele possui a respeito de diversos Web Services . A comunicação entre aplicações e este servico de diretórios de Web Services se dá através do protocolo SOAP, o que torna acessivel para qualquer aplicação atraves de uma comunicação baseada em documentos XML.

HTML – Hyper Text Markup Language: O HTML é uma linguagem definida por diversas tags que informam aos navegadores web ‘como’ eles devem apresentar a informação contida naquele documento de hipertexto.

HTTP – Hyper Text Transfer Protocol: Protocolo de comunicação que efetua a interação entre um servidor web e um navegador web. É um protocolo de comunicação que está presente na Camada de Aplicação( Camada 7 do modelo OSI e Camada 4 do modelo TCP/IP ). Através deste protocolo, clientes podem efetuar requisições de informações a servidores web e estes podem responder a estas requisições.

Pode-se notar que as três primeiras alternativas tratam sobre caracteristicas de Web Services, enquanto as duas ultimas tratam sobre recursos utilizados na comunicação entre clientes e servidores na internet. Pelas definições apresentadas na questão, deve-se escolher a alternativa correspondente a um serviço onde é possivel se obter/descobrir informações a respeito de Web Services existentes, sendo este um serviço na forma de diretorios. Pelas alternativas, tem-se então a resposta certa como sendo a alternativa C ( UDDI ).

Bons Estudos!

junho 23, 2008 - Posted by | Arquitetura de Sistemas de Computação, Questões de Provas, Redes de Computadores

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: